Guia de Noivos

Procedimentos Especiais

O processo deve ser iniciado com antecedência de 6 (seis) meses da data da cerimônia.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

† Documento de Identidade, Comprovante de Residência e Certidão de Batismo retirada na paróquia onde recebeu o Batismo seis meses antes da data do casamento. Caso os noivos não saibam onde foram batizados, devem se dirigir ao arquivo da Cúria Diocesana de sua cidade. Em São Paulo, o Arquivo Metropolitano da Arquidiocese
fica na Av. Nazaré, 993, aberto das 13 às 16h30.

CURSO DE NOIVOS

† É recomendável que o Curso seja feito pelo menos 6 (seis) meses antes do Matrimônio.

† Este curso pode ser feito em qualquer Igreja Católica Apostólica Romana e o certificado deverá ser entregue na paróquia em que estiver ocorrendo o processo matrimonial.

TRANSFERÊNCIA DE PARÓQUIA

† É recomendável que o pedido seja feito pelo menos 3 (três) meses antes do Matrimônio. O processo deve se iniciar na paróquia de domicílio de um dos noivos.

† Se pertencerem a outra diocese (outra cidade) devem providenciar o Instrumento Canônico, isto é, um documento de transferência para os casos de noivos que residem em dioceses diferentes, fornecido pelo próprio pároco.

† 30 (trinta) dias antes da data do casamento, entregar a transferência ou Instrumento Canônico na secretaria da paróquia.

CASAMENTO CIVIL

Normalmente, como exigência canônica, a Igreja não celebra o casamento religioso sem que se realize o casamento civil. Portanto, se o casamento civil for realizado antes, os noivos deverão apresentar a certidão de casamento civil do dia marcado para a cerimônia religiosa.

DOCUMENTOS COMPLEMENTARES (30 DIAS ANTES DO CASAMENTO)

† Dados dos padrinhos.
† Informações de como será a cerimônia.
† Regras básicas.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

† Os documentos deverão ser entregues somente pelos noivos.
† A confirmação da reserva do horário só é feita na presença de um dos noivos.
† O cancelamento ou troca de horário é feita na presença de um dos noivos.

HORÁRIOS DE CASAMENTOS

Terças, quartas e quintas-feiras: 18, 19 e 20h.
Sextas-feiras: 18, 19, 20 e 21h.
Sábados: 11, 17, 18, 19, 20 e 21h.
Domingos, segundas-feiras e feriados – consultar previamente.

CAPACIDADE

A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem capacidade para mais de 300 (trezentas) pessoas sentadas.

CLÁUSULAS CONTRATUAIS

Em caso de desistência do casamento com até 6 (seis) meses de antecedência, haverá uma devolução de 50% do valor pago para a celebração. Com prazo inferior a 6 (seis) meses a taxa não será devolvida.

PONTUALIDADE

Para que o enlace seja celebrado solenemente é imprescindível o cumprimento do horário marcado. Marque no convite 30 (trinta) minutos antes do horário fixado na igreja.

SACERDOTE CONVIDADO

É facultativo convidar um padre amigo de outra comunidade para presidir o casamento. Ele deve respeitar as normas desta paróquia. Pede-se que confirme com antecedência o nome completo do sacerdote, telefone, paróquia e diocese.

CASAMENTO COM EFEITO CIVIL

Nos termos da Lei Federal n°6015/73 é possível realizar casamento religioso com efeito civil. Para maiores informações, procurar a secretaria paroquial.

CASAMENTO COM MISSA

A celebração com Missa só é possível com agendamento prévio.

TEMPO DE DURAÇÃO DA CERIMÔNIA RELIGIOSA

Normalmente a duração da liturgia do casamento é de até 45 (quarenta e cinco) minutos.

CONVITES

Os noivos deverão colocar o horário da cerimônia com cerca de 30 (trinta) minutos de antecipação em relação ao horário efetivamente marcado para a celebração; assim, evita-se que a cerimônia seja abreviada em virtude de eventuais atrasos. Da pontualidade dos noivos depende a realização de uma cerimônia agradável, calma e solene.

COMO OCORRE A CERIMÔNIA

† O noivo deve comparecer meia hora antes junto com os pais e padrinhos à igreja.
† Os padrinhos assinarão a ata antes do casamento e por isso deverão estar todos até 30 (trinta) minutos antes do início da celebração.
† A noiva deve chegar de 5 (cinco) a 10 (dez) minutos antes do horário agendado.
† A cerimônia será iniciada no horário marcado.
† Na cerimônia são permitidas três aberturas de portas:
1) Entrada do noivo e padrinhos.

2) Entrada de damas e pajens.

3) Entrada da noiva.

DECORAÇÃO

† Qualquer efeito de luz dentro da Igreja só é permitido com luz LED à bateria.
† É proibido o uso de tachas, percevejos, pregos, fitas adesivas, etc. na decoração dos bancos.

† Ocorrendo mais de um casamento na mesma data, a escolha da empresa decoradora deverá ser efetuada com 6 (seis) meses de antecedência do casamento. Nesse caso a mesma empresa de decoração deve ser escolhida para todos os casamentos
e o valor dividido entre os casais.

† Se uma noiva agendar o casamento com antecedência menor que 6 (seis) meses da data e a decoração já tiver sido contratada, ela não poderá opinar sobre a decoração, devendo apenas dividir o custo igualitariamente entre as noivas do dia.

† Se a noiva fechar mais de um horário, a decoração deverá ser dividida proporcionalmente, ou seja, pagar pelos horários marcados.

† O casamento de sábado às 11h é um casamento único, sendo assim, a decoração não é dividida com outros casamentos do dia.
†A decoração aos sábados deverá ser retirada da nave logo após o último casamento, permanecendo a do altar, que deverá ser retirada segunda-feira às 8h.
† Aos sábados, o decorador deverá observar e obedecer os horários de batizados e
missas, trabalhando em sintonia com a secretaria paroquial.
†Os decoradores deverão trazer forração (tapete antiderrapante). Não é permitido fixar o tapete com fita adesiva.
† Não é permitido colocar arranjos sobre a mesa do altar.
† É proibido a colocação de muro inglês (parede de folhas) no altar e na parte de fora da igreja.
† A contribuição oferecida pelos profissionais de decoração por casamento será feita por eles, e não pelos noivos, antes da cerimônia.